Acima: "Exu", de Nelson Boeira Fäedrich No leilão de setembro, teremos um lote muito especial dentre nossas atrações: a obra 'Exu', de Nelson Boeira Fäedrich. O que a torna especial é o fato de ser a única obra da série “Deuses do Panteão Africano (Orixás)” que está disponível no mercado, pois as restantes encontram-se espalhadas por diversas embaixadas e órgãos federais. Como? Nós explicamos, claro.
Nelson Boeira Fäedrich, natural de Porto Alegre (1912-1994), inciou sua carreira artística estudando com o tio, o artista plástico Oscar Boeira. Pouco tempo depois foi convidado a fazer parte do ateliê da (Editora e Livraria) Globo, onde passou a ilustrar livros de diversos escritores, passando desde Érico Verísssimo até Hans Christian Andersen.
No anos 1960, passou a dedicar-se a pintura, e após uma série inicial chamada “A música interpretada através da pintura”, criou a série da qual 'Exu' faz parte, a anteriormente mencionada “Deuses do Panteão Africano (Orixás)”. Após a exibição das obras por todo o Brasil, o artista doou em cerimônia oficial as mesmas para as embaixadas de diversos países africanos (Costa do Marfim, Gabão, Ghana, Nigéria, Senegal e Zaire), assim como para a embaixada de Portugual, ao Itamaraty, aos Ministérios do Exterior e Interior, Prefeitura Municipal de Rio Grande, e a uma entidade representante dos Umbandistas. A obra 'Exu' foi doada a Carlos da Silva Santos, deputado federal e personalidade marcante na luta pelos direitos dos negros brasileiros e causas humanistas (confira um pouco mais de sua história aqui.)
E é assim, carregada de simbologia e história, que 'Exu' torna-se nossa atração principal do leilão de setembro da Agência de Leilões e Espaço Cultural Porto Alegre. Possuimos também, para apreço e disponibilidade de nosso público, o livro em lâminas “Deuses do Panteão Africano (Orixás)”, impresso em 1978 pela Editora do Globo, do qual selecionamos algumas das ilustrações que fazem parte do livro para mostrar a vocês leitores. Uma verdadeira jóia rara.
Acima: "Obá" e "Ossâim" (Doada à embaixada da Costa do Marfim)
Abaixo: "Nanã Buruku" (Doada à embaixada de Ghana e "Xampanã" Abaixo: "Iansã" (Doada à Embaixada do Senegal) e "Obaluaiê" (Doada ao Minitério do Interior)
Abaixo: "Xangô" (Doada à Embaixada do Gabão) e "Oxalufá" (Doada à Embaixada da Nigéria)
Abaixo: "Oxum" (Doada ao Itamaraty) e "Iemanjá"
Acima:"Oxaguuiã". Abaixo: "Oxóssi" (Doada à embaixada do Zaire) e "Oxumaré" (Doada à embaixada de Portugal)