Bola do tetracampeonato do Brasil será leiloada em Porto Alegre
Peça tem os autógrafos de alguns jogadores que participaram da conquista em 1994
|
Bola do tetracampeonato do Brasil será leiloada em Porto Alegre
|
A bola oficial da competição está assinada por jogadores e pela comissão técnica do Brasil. Segundo informações, o objeto foi adquirido em outubro de 94, em um evento beneficente na cidade de São Paulo. Na época, o leilão foi organizado pela então primeira dama do estado, Ika Fleury. A peça custou em torno de R$ 17 mil em valores atuais.
Na última semana, a bola do Maracanazo passou por uma polêmica. Na edição da última quinta-feira do jornal uruguaio El País, uma matéria levantou a possibilidade de a peça ter sido roubada da Capela da San Cono, na cidade uruguaia de Florida, em 1980. A casa de leilões responsável pela bola, no entanto, garante a autenticidade do artefato que saiu dos pés de Ghiggia para calar não só o Maracanã lotado, como todo o Brasil.
De acordo com Anderson Maciel, da Agência de Leilões e Espaço Cultural Porto Alegre, há um registro em cartório (foto ao lado) feito em 2005, no Uruguai, com a assinatura do próprio Ghiggia comprovando que tanto a bola como a assinatura de outros jogadores uruguaios presentes na famosa decisão são autênticas.
