sexta-feira, 9 de abril de 2010

EXPOSIÇÃO/SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DE JÚLIO MANCEBO ESTA NOITE.


“O sobrenome é de jovem inexperiente, mas a obra e a trajetória são a de um antigo emblema das artes plásticas na América.”
Zero Hora

“Porto Alegre recebe um dos mais importantes artistas do Construtivismo Latino-Americano.”
Jornal do Comércio






Com uma trajetória artística de seis décadas, Júlio Mancebo chega a Porto Alegre para autografar o livro Mancebo: Vida e Obra do Artista plástico Júlio Mancebo e também para acompanhar a abertura da exposição de suas obras, que está aberta ao público até dia 30 de Abril. O evento será realizado na Agência de Leilões e Espaço Cultural Porto Alegre (Câncio Gomes, 661, bairro Floresta).




SOBRE O LIVRO

O Taller Torres Garcia foi um fato singular na cultura uruguaia e latino-americana. Formouuma geração de grandes pintores, à qual pertence Julio Mancebo. Mancebo ingressou no Taller Torres Garcia aos 11 anos, um dos alunos mais jovens de Don Joaquín. Manteve ao longo de décadas, e das mudanças que se produzem em sua obra, dois conceitos fundamentais, distintivos da Ecuela del Sur: estrutura e tonalidade.
O livro contém um prólogo de Ricardo Orsi, um trabalho de Juan Fló, " Joaquín Torres García e seu ateliê", e uma longa entrevista de caráter biográfico realizada por José da Cruz.

SOBRE OS AUTORES DO LIVRO

Ricardo Vieira Orsi (Brasil, 1965) – Fundador da Casa da Memória da Arte Brasileira. Mestre em Direito Público pela Université de Montreal (Canadá) é servidor do Banco Central do Brasil há 17 anos, onde atua na área de Curadoria do Acervo Institucional de Arte e Museologia.
Juan Fló (Uruguai, 1930) – Professor na Facultad de Humanidades, Instituto de Filosofia, de Montevidéo. Suas investigações versam sobre Teoria das Artes.
José da Cruz (Uruguai, 1945) – Narrador, poeta, professor e jornalista. Doutor em Geografia Humana na Universidade de Lund. Publicou romances, contos e poemas no Uruguai, México, Suécia e Espanha. Viveu no Chile, Suécia e México. Atualmente, reside em Belo Horizonte – MG.

BIOGRAFIA DO ARTISTA

Pintor, escultor e muralista, Julio Mancebo (foto) foi aluno de Joaquín Torres García, cuja obra e doutrina moldaram a história da Arte Latino-Americana e Mundial no Século XX. Entrou para o Taller de Arte Constructivo (ateliê capitaneado por Torres García) em 1944, aos 11 anos de idade. Seguiu até o fechamento, nos anos 60, e mantém vivo o Construtivismo fundado pelo mestre. Sua trajetória tem ainda passagens como preso político e exílio na Suécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário