Assim, as famílias tinham que permanecer nesta localidade, sem jamais deixá-la, sob pena de perder a própria vida, sob o domínio dos governantes venezianos. O fato é que esta forma de soprar o vidro e, desta forma, produzir peças de rara beleza, foi cada vez mais aperfeiçoada pelas fundições, processo estimulado pelo espírito competitivo que reinava entre as casas produtoras do Murano. Os produtores começam como principiantes e depois de muito labor e inventividade eles se transformam em mestres. As famílias de artesãos buscam sempre formatos e cores originais para obterem vidros cada vez mais belos.
Ver as peças fundidas no fogo e nele modeladas é um evento de rara beleza. Esta produção é sempre tão requerida por aqueles que desejam enriquecer o ambiente, muitas vezes com peças exclusivas, no formato e nas tonalidades, criando assim uma atmosfera elegante e sofisticada, que não se admira esta arte ter transformado Veneza em uma cidade rica e poderosa já nos primórdios desta técnica.
Esta técnica foi trazida para o Brasil nos anos 50, cabendo aos irmãos Antonio Carlos e Paulo Molinari serem os responsáveis pelo desenvolvimento desta técnica nas terras brasileiras. Eles foram aprendizes do mestre italiano Aldo Bonora, que havia adaptado uma fábrica de vidro não mais utilizada para iniciar a elaboração de obras em murano. Os irmãos logo demonstraram todo o talento que possuíam, edificando algum tempo depois sua própria produtora desta arte do vidro, a Molinari Design, que não tardou a se expandir.
No grande leilão de espólio que será realizado no dia 8 Junho de 2010, algumas peças representam o estilo conceituado acima, como pode ser visto nas imagens abaixo. Os lances podem ser efetuados no site da agência desde já.
CONTATO
E-mail: atendimento@agenciadeleiloes.com.br
Fone: 51-30615017
Site: Agência de leilões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário