quarta-feira, 23 de junho de 2010

FONÓGRAFO -LEILÃO DE JULHO DE 2010


Em 1877, o americano Thomas Alva Édison inventou o aparelho que consistia um cilindro de latão preso a dois mancais, e sobre o qual havia um sulco helicoidal que o recobria ao longo do seu comprimento. Era revestido por uma delgada lâmina de estanho. O som, recolhido por um funil cônico, provocava a vibração de um diafragma metálico que constituía a base do funil: dali o movimento transmitia-se a uma agulha, presa a uma mola chata, a qual gravava na folha de estanho, sobre o sulco do cilindro de latão subjacente. Para escutar o que foi gravado, era só girar manualmente a manivela que fazia o cilindro girar, fazendo a agulha percorrer o sulco. O movimento da agulha fazia oscilar o diafragma metálico, produzindo uma vibração sonora. A amplificação era feita por meio mecânico do mesmo funil em trompa usado no processo de gravação.
A "máquina falante" de Edison gerou tal perplexidade no povo que logo se popularizou o cognome "Mago de Menlo Park". Menlo Park era a área suburbana de Nova York onde Edison havia construído uma mansão e seus laboratórios de pesquisa.






No próximo leilão que será realizado pela Agência de Leilões, no mês de Julho de 2010, um dos lotes contará com este antigo aparelho que reproduzia sons. Em breve, mais detalhes no site da agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário