segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Conheça "Exu", de Nelson Boeira Fäedrich

Acima: "Exu", de Nelson Boeira Fäedrich

No leilão de setembro, teremos um lote muito especial dentre nossas atrações: a obra 'Exu', de Nelson Boeira Fäedrich. O que a torna especial é o fato de ser a única obra da série “Deuses do Panteão Africano (Orixás)” que está disponível no mercado, pois as restantes encontram-se espalhadas por diversas embaixadas e órgãos federais. Como? Nós explicamos, claro.

Nelson Boeira Fäedrich, natural de Porto Alegre (1912-1994), inciou sua carreira artística estudando com o tio, o artista plástico Oscar Boeira. Pouco tempo depois foi convidado a fazer parte do ateliê da (Editora e Livraria) Globo, onde passou a ilustrar livros de diversos escritores, passando desde Érico Verísssimo até Hans Christian Andersen.

No anos 1960, passou a dedicar-se a pintura, e após uma série inicial chamada “A música interpretada através da pintura”, criou a série da qual 'Exu' faz parte, a anteriormente mencionada “Deuses do Panteão Africano (Orixás)”. Após a exibição das obras por todo o Brasil, o artista doou em cerimônia oficial as mesmas para as embaixadas de diversos países africanos (Costa do Marfim, Gabão, Ghana, Nigéria, Senegal e Zaire), assim como para a embaixada de Portugual, ao Itamaraty, aos Ministérios do Exterior e Interior, Prefeitura Municipal de Rio Grande, e a uma entidade representante dos Umbandistas. A obra 'Exu' foi doada a Carlos da Silva Santos, deputado federal e personalidade marcante na luta pelos direitos dos negros brasileiros e causas humanistas (confira um pouco mais de sua história aqui.)

E é assim, carregada de simbologia e história, que 'Exu' torna-se nossa atração principal do leilão de setembro da Agência de Leilões e Espaço Cultural Porto Alegre. Possuimos também, para apreço e disponibilidade de nosso público, o livro em lâminas “Deuses do Panteão Africano (Orixás)”, impresso em 1978 pela Editora do Globo, do qual selecionamos algumas das ilustrações que fazem parte do livro para mostrar a vocês leitores. Uma verdadeira jóia rara.

Acima: "Obá" e "Ossâim" (Doada à embaixada da Costa do Marfim)

Abaixo: "Nanã Buruku" (Doada à embaixada de Ghana e "Xampanã"

Abaixo: "Iansã" (Doada à Embaixada do Senegal) e "Obaluaiê" (Doada ao Minitério do Interior)

Abaixo: "Xangô" (Doada à Embaixada do Gabão) e "Oxalufá" (Doada à Embaixada da Nigéria)

Abaixo: "Oxum" (Doada ao Itamaraty) e "Iemanjá"

Acima:"Oxaguuiã". Abaixo: "Oxóssi" (Doada à embaixada do Zaire) e "Oxumaré" (Doada à embaixada de Portugal)



5 comentários:

  1. Bom dia,

    Pertenço a comissão organizadora da I Semana Umbandista de Volta Redonda. Possuímos em nosso acervo cópias das obras de Nelson Boeira. As obras no entanto se encontram bastante deterioradas. Gostaria de solicitar o envio das cópias digitais que vocês possuem. Obrigada e aguardo o seu retorno.

    ResponderExcluir
  2. Teria como vocês me enviarem essa coleção completa digital, pois tenho esses quadros mas estão muito antigos des de já agradeço!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite
    Este livro de ilustrações contem outras ilustrações...

    ResponderExcluir
  4. Olá possuo todascas 13 imagens no tamanho 60cm por 40cm, achei na casa do meu avô. Tudo original na pasta original, quanto vale essa obra? Email para contato: Marlon.pcorrea@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá possuo todascas 13 imagens no tamanho 60cm por 40cm, achei na casa do meu avô. Tudo original na pasta original, quanto vale essa obra? Email para contato: Marlon.pcorrea@gmail.com

    ResponderExcluir