terça-feira, 27 de abril de 2010

Exposição Desaparecimentos indicada ao IV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas




A exposição coletiva “Desaparecimentos” ocorrida entre 15 de setembro e 10 de novembro de 2009 na Agência de Leilões e Espaço Cultural Porto Alegre, foi indicada para concorrer na categoria “Destaque em Fotografia” no IV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Os trabalhos de Andréa Brächer, André Grassi, Jussara Moreira e Thiago Carvalho Fernandes nesta exposição buscam refletir através da imagem fotográfica sobre os conceitos de amnésia e memória. Os trabalhos expostos propuseram dialogar com a Agência de Leilões e Espaço Cultural Porto Alegre, local onde passam objetos e obras de arte carregados de histórias reais e ficcionais. Essas peças, muitas vezes, se transformam e renovam suas “memórias” ao trocar de mãos, podendo ou não transferir ao novo dono parte das vivências do proprietário anterior.

A entrega dos prêmios – que somente são anunciados naquele momento – ocorre no dia 8 de maio de 2010, 20h, no Teatro Renascença.






André Soares Grassi, Janelas da Memória, Adesivos sobre vidro, tamanhos variáveis, 2009


André Grassi torna, em “Janelas da Memória”, o espaço de exposição numa ponte imaginária para um passado colonial.



Andréa Brächer, Sem Título, Série Fantasmas, daguerreótipo, c. 8 x 10,5 cm, escaneado e impresso sobre papel de algodão, 2009

Andréa Brächer traz o hibridismo entre os processos fotográficos antigos e as técnicas digitais contemporâneas, com a temática das memórias infantis, na série “Fantasmas”.



Jussara Moreira, Ritos de Passagem/(Des)locamentos, 2004

Jussara Moreira representa a transitoriedade dos relacionamentos humanos através de fusões de imagens e de técnicas de diferentes épocas, nas séries “Ritos de Passagem” e “(Des)locamentos”.



Thiago Carvalho-Fernandes, Série Remember, fotografia digital sobre papel fotográfico colorido, 10 x 15cm, 2009

Thiago Carvalho-Fernandes desenvolve sua pesquisa sobre a memória televisiva e virtual, com as séries “Remeber” e “Forget”.



Para visualizar fotos do evento que marcou a exposição "desaparecimentos", acesse: http://www.flickr.com/photos/agenciadeleiloes/sets/72157622836955885/

Um comentário: