segunda-feira, 5 de abril de 2010

LEILÃO DE ABRIL/2010: ARTE INDO-PORTUGUESA



Dando continuidade às postagens informativas em relação ao leilão que será realizado dia 20 de Abril, na Agência de Leilões e Espaço Cultural Porto Alegre (Rua Câncio Gomes, n°661 - Porto Alegre, RS), hoje o conceito proposto retrata a cultura e artes indo-portuguesa, como a ilustração acima (peça que estará à venda no dia 20 de Abril).

“Na cultura indo-portuguesa houve uma grande transformação de ideais, seus arquivos são poderosos, sua documentação farta, e Goa atravessou e atravessa um processo de continuidade, onde marcas profundas formaram seus diferenciais mesmo em relação ao subcontinente. E seus habitantes possuem um desejo imenso de armazenar informações do passado, facilitando uma compreensão maior de todo o processo aculturatório e de sua evolução posterior.
Sob o ponto de vista plástico, muitas vezes, são pequenos traços que surgem e que aos poucos vão se acentuando ou não, traços com que o criador da obra, seja artista ou artesão, responderá ao meio ambiente que o cerca, mas também às injunções políticas que os pressionam em todo o leque que esta ação pode intervir.
Para o entendimento da formação da arte indo portuguesa, torna-se imprescindível a análise do meio ambiente em que esta arte deslanchou, o sul da Índia e sua extensão na direção da Saurasta, lembrando que ela foi criada dentro de um trançado de múltiplas influências. “Só então poderemos pensar em analisá-la em relação ao Brasil.”




Na imagem: Móvel indo-português século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário