sexta-feira, 11 de junho de 2010

GRANDE LEILÃO DE FECHAMENTO DO ANTIQUÁRIO CASARÃO AZUL



Já pensou em ter na sua casa um pedaço da história do Rio Grande do Sul?

É o que a Agência de Leilões e Espaço Cultural Porto Alegre proporciona leiloando antiguidades do antiquário Casarão Azul.

Objetos que pertencem a um companheiro inseparável do ex-governador Leonel de Moura Brizola: coronel Emílio Neme, chefe da Casa Militar na época da Campanha da Legalidade.

O leilão que encerra as atividades do Casarão Azul Antiguidades ocorre no dia 19 de junho, às 10 horas da manhã, no próprio antiquário. De acordo com Daniel Chaieb, leiloeiro oficial da Agência de Leilões e Espaço Cultural Porto Alegre, trata-se da mais antiga casa de comércio de antiguidades a encerrar as atividades no Estado. Atuava desde 1966.



Veja as antiguidades que serão leiloadas



ANTIGUIDADES – São 190 artigos que serão leiloados, com fotos disponíveis no endereço eletrônico www.agenciadeleiloes.com.br. Os lances, livres para alguns objetos, variando até três vezes de R$ 1.300,00. Chaieb explica que são basicamente móveis. A família Neme pretende desfazer-se deles para alugar o histórico Casarão Azul. A visitação será aberta ao público nos dois dias que antecedem o leilão, 17 e 18 de junho, entre 10 e 18 horas.


Coronel Emílio Neme

Coronel reformado da Brigada Militar gaúcha, Emílio Neme tem hoje 85 anos. Foi braço direito de Brizola em um dos momentos mais tensos de seu governo, nos anos que antecederam a ditadura no Brasil. Com o golpe de 1964, acabou cassado e exonerado da corporação. Passou então a dedicar-se ao Casarão Azul Antiguidades, dois anos mais tarde.

No texto Capitão, vamos trabalhar juntos, publicado pelo Departamento de História da UFRGS em coletânea sobre o regime militar, o coronel Neme retrata a Campanha da Legalidade. Narra como se constituiu, dentro da BM, a rede de apoio que garantiu ao governador Leonel Brizola as condições para resistir à tentativa de impedimento da posse do presidente João Goulart, em 1961.





FONTE: NOVOHAMBURGO.ORG




Nenhum comentário:

Postar um comentário