terça-feira, 17 de agosto de 2010

LEILÃO DE AGOSTO DE 2010: JOÃO ZACO PARANÁ




João Zaco Paraná, nascido Jan Żak, foi um escultor, desenhista, pintor e professor polonês, naturalizado brasileiro em 1923.
Veio com a família para o Brasil, em 1887. Até 1895, os Żak, família de lavradores, permanecem em Restinga Seca, no Paraná. Os engenheiros ferroviários François Gheur e Affonso Solheid, impressionados com os trabalhos de Zaco em madeira, propiciam sua ida para Curitiba, onde, entre 1895 e 1901, o menino será hóspede na residência de Gheur.
Entre 1901 e 1902, com apoio financeiro de amigos e protetores, matricula-se no curso livre da Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.
Em 1903, também com auxílio do Governo do Paraná, embarca para a Europa, para estudar na Academia Real de Belas Artes de Bruxelas (Académie royale des beaux-arts de Bruxelles), sob orientação do escultor Charles Van der Stappen. Em 1909, recebe o diploma acadêmico e, como prêmio excepcional, um ateliê na Academia, com todas as despesas pagas. Em 1910, com a morte de Van der Stappen, Zaco retorna ao Rio de Janeiro, onde pretendia organizar seu ateliê. Sem êxito, retorna à Europa.
Produziu muitos trabalhos e bustos de madeira que representam o homem popular e nativo do Paraná. Um de seus trabalhos mais conhecido é a escultura O Semeador, atualmente na Praça Eufrásio Correia, no centro de Curitiba, para homenagear os imigrantes poloneses da região; e também sua obra Amor Materno, inaugurada em 1993, no Jardim Botânico Municipal de Curitiba, na comemoração dos trezentos anos da cidade.




Nas imagens, dois desenhos espetaculares de João Zaco Paraná que estarão presentes no leilão do dia 31 de Agosto.





CONTATO

E-mail: atendimento@agenciadeleiloes.com.br
Fone: 51-30615017
Site: Agência de leilões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário