quarta-feira, 18 de agosto de 2010

LEILÃO DE AGOSTO DE 2010- PORCELANA DE SÈVRES




Projeto feito por encomenda do Imperador Napoleão Bonaparte




Fundada há mais de dois séculos e meio, a Manufatura Nacional de Sèvres é considerada a mais importante fábrica de porcelana da França. Ela sempre se notabilizou pela excelência de suas peças exclusivas que são muito apreciadas pelo estilo único de decoração e grande valor artístico.
Instalada em um majestoso prédio à margem esquerda do Rio Sena, no Parque Saint Cloud, que fica localizado a apenas dois quilômetros de Paris, a Manufatura Nacional de Sèvres sempre se destacou das outras indústrias pela qualidade de suas porcelanas, principalmente por causa do trabalho meticuloso de seus artesãos. A Fábrica de Sèvres surgiu no segundo quartel do século XVIII, apoiada na doutrina econômica do reinado de Luís XV, que favorecia as artes e os artigos luxuosos. A manufatura de porcelana de pasta mole foi criada por Orry de Fulvy, irmão do Controlador-Geral (Finanças) Orry de Vignory, que pretendia com isso resolver os seus problemas de dinheiro. Com um capital inicial de 10 mil libras, convocou alguns artesãos de Chantilly e montou a fábrica no magnífico Castelo de Vincennes.
As primeiras peças fabricadas neste período foram puramente ornamentais: são ânforas, vasos, jarros de grande tamanho e produtos utilizados como decoração nos grandes palácios e residências.


Foto do atelier de Sèvres tirada em 1904



Gravart, Taunay e Caillot foram os descobridores de uma grande quantidade de cores, utilizadas com êxito: o famoso "bleu de roi", conhecido como azul real ou "bleu de Sèvres"; e o azul-turquesa (bleu turquoise). Xzrowet descobriu o "rosa-pompadour", muito utilizado no século XVIII nas decorações das porcelanas. Surgiram também roxo-violeta, o verde-maçã, o verde-folha e o amarelo-claro. Estas cores combinadas foram algumas das inovações da manufatura de objetos de decoração, e também nas bordas dos imensos aparelhos de jantar, onde o colorido, ao lado da decoração em ouro, dava às porcelanas um aspecto suntuoso e real.
A popularização da porcelana, o aumento da produção industrial para atender o crescimento do mercado e a conseqüente queda de qualidade, não atingiu a fábrica de Sèvres, onde cada detalhe das peças é controlado com rigor. Os artesões passam horas transformando simples utensílios domésticos em obras de arte.




Na imagem abaixo, uma magnífica Ânfora em porcelana de Sèvres decorada com figuras angelicais que estará em um dos lotes do leilão de agosto (A peça pode ser visualizada no site)




CONTATO

E-mail: atendimento@agenciadeleiloes.com.br
Fone: 51-30615017
Site: Agência de leilões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário