segunda-feira, 5 de julho de 2010
LEILÃO DE JULHO/2010 - João Faria Vianna
João Faria Viana nasceu em Porto Alegre em 26 de outubro de 1905. Foi desenhista, gravador, pintor, professor, colecionador de antiguidades, mas ficou conhecido sobretudo por suas xilogravuras sobre Porto Alegre. Fez seu primeiro desenho aos seis anos de idade: “de repente peguei a pedra de ardósia e fui rabiscando, rabiscando furiosamente e quando me dei conta, ali estava o perfil de um navio. Mamãe achou bonito e, diante do sucesso, inventei de ser desenhista”. Aos 14 anos, pintou o retrato de Borges de Medeiros, na expectativa de ganhar uma bolsa de estudos para estudar desenho e pintura, mas não foi atendido.
Faria Viana foi o fundador e o 1º presidente da Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, a primeira entidade a congregar artistas plásticos do Rio Grande do Sul. Na Chico Lisboa organizou, em 1942, a 1ª Mostra Coletiva de Gravuras sobre Porto Alegre. Lecionou desenho e pintura, e trabalhou como ilustrador da Editora Globo na década de 40. Participou em salões no estado e país obtendo diversas premiações.
A paisagem histórica foi o tema constante de sua obra, sobretudo os velhos casarões imortalizados a bico de pena, no livro “Imagens Sentimentais da Cidade”, de Athos Damasceno Ferreira.
Faria Viana faleceu em 24 de setembro de 1975. O Correio do Povo assim noticiou sua morte:
“Falecido esta semana, no ônibus em que ia para sua casa, em Petrópolis, João Faria Viana deixa um claro no mundo artístico do Rio Grande do Sul. Pintor, desenhista e gravurista, ao longo da vida dedicou-se com especial interesse a retratar a cidade onde nasceu, viveu e que tanto amou: Porto Alegre.”
NA IMAGEM: João Faria Vianna, xilogravura 20/20, "Coliseu", 1966 - med. 21x30cm.
A xilogravura acima estará no leilão do dia 6 de Julho, realizado pela Agencia de Leilões e está disponível desde já para lances.
CONTATO
E-mail: atendimento@agenciadeleiloes.com.br
Fone: 51-30615017
Site: Agência de leilões.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário